sexta-feira, 1 de março de 2013

PARA AQUELES QUE SE ACHAM "BONS COORDENADORES"




Características de um líder

  • Inspira a ação e motiva a equipe;
  • Toda a equipe leva crédito pelos resultados alcançados;
  • Pensa no desenvolvimento de seus liderados;
  • Lidera pelo exemplo;
Adjetivos: admirado, criativo, ousado, comunicativo.

 Características de um chefe

  • Dá ordens e é durão;
  • Centraliza o poder;
  • Leva sozinho o crédito pelos resultados;
  • Desmotiva a equipe;
  • Afunda seus liderados;
  • Lidera pela autoridade;
Adjetivos: temido, desmotivador, inseguro.


A diferença entre Chefe e Líder
Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.
O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
Alguns lideres confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se chefe e não líder.
O chefe não se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro para todos quem é que manda.
O chefe não ajuda no crescimento dos seus liderados, pois temem que esses cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição de liderança. O Chefe geralmente não compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe.
O chefe enxerga o hoje o líder enxerga o amanhã, a visão do chefe é limitada a visão do líder é muito mais ampla o líder lança a semente e aguarda pacientemente a hora da colheita.
O líder ao contrário do chefe trabalha o presente preparando o futuro, tem como meta ajudar os liderados a se tornarem líderes ou a realizarem seus objetivos. O líder eficaz é aquele que passa despercebido aos olhos da sua equipe ou instituição, ele consegue desenvolver tão bem seus liderados que em sua ausência as tarefas continuam sendo realizadas conforme o programado.
Liderar é formar pessoas, torná-las aptas para a realização dos objetivos, o líder genuíno é aquele que inspira e ajuda as pessoas.
O líder excelente compartilha tudo o que sabe com os seus liderados, não teme ser substituído, esse líder está sempre disposto a ensinar, motivar e acompanhar. O sucesso do líder é visto no crescimento de seus liderados, o líder não é mesquinho, dominador e deve fugir do egoísmo.

Autor: Bispo Ronildo Queiroz
- See more at: http://www.qidelideranca.com.br/comentario.asp?id=50#sthash.0yKMNcLZ.dpuf

Nenhum comentário :

Postar um comentário